Liçoes do e
Video Ambiente
Portal do Cidadão
 
 

 
Globalização
"É a explosão e aceleração de fluxos de toda a ordem: mercadorias, serviços, informação, imagens, modos, ideias e valores. Isto é de tudo aquilo que o homem inventa e produz."
Dr.José Correia
Globalização é o normal processo de resolução de problemas que não conhecem fronteiras, atravessam todos os estados e que por essas razões carecem de uma resposta universal.
Fenómeno potenciado pelo fim da Guerra Fria e pelas inovações tecnológicas que origina um livre fluxo de capitais privados, tecnologias, bens de consumo e de serviços.
É uma consequência do processo de evolução do capitalismo, que pressupõe o alastramento à escala mundial de um conjunto de valores (económicos e culturais), integrantes de uma cultura dominadora.
É uma evolução resultante de processos contínuos de massificação de comportamentos, realidades e ambições.
È um fenómeno permanente de interacção: Pensar globalmente- agir localmente.
Abolição virtual de fronteiras pelo aumento da velocidade de circulação da informação conduzindo ao aprofundamento das interacções entre os agentes da uniformização das maneiras de ser, estar, pensar e agir.
A globalização não está relacionada só com trocas comerciais mas um bom exemplo disso é o uso da internet, sendo uma consequência desta globalização. Há com esta, uma uniformidade na forma de ser, estar e pensar. A globalização é irreversivel facilita-nos a vida, mas também possui aspectos negativos. Com exemplos que ela pode gerar se não for bem pilotada. Têm que surgir mecanismos de regulação político-económica para essa globalização. Funcionar bem. Os estados é que têm de persuadir as empresas para entrarem no nosso mercado e não o inverso: A Globalização dilui a soberania de estado.
A Globalização é um fenómeno antigo que ganhou na ultima década uma nova dimensão através do rasgar da maioria das fronteiras económicas, culturais e sociais, servindo-se essencialmente da tecnologia e da informação. Uniformizando-se a maioria de ser, estar, agir e pensar de toda a população mundial.
Não é um processo de livre circulação económica, mas principalmente um fenómeno de uniformização dos comportamentos económicos, socais e culturais.
É a realidade actual de interdependência pluridimensional entre os povos, no âmbito económico, social, cultural, político, ambiental e financeiro.